segunda-feira, 25 de abril de 2011

Habacuque 3.17 - Adorando na Adversidade

HABACUQUE 3.17-18

17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.



FIGUEIRA: 

A figueira tem um papel muito importante na bíblia , vou explicar o porquê !

Cristo disse :

MATEUS 24.32 - '' Aprendei, pois, a parábola DA FIGUEIRA: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão.''

Ou seja, se a figueira floresce é porque bons tempos estão por vir, mas se não floresce ainda é porque não vem o tempo bom.

Se a figueira não floresce nas nossas vidas, vemos então que não há mais motivos para ter esperança, pois os nossos olhos levam sempre as informações mais importantes para o coração do ser humano, no entanto devemos viver pela fé, e sempre ver a frente com uma visão projectada para o futuro que Deus tem nos reservado, sempre crendo que Ele é fiel para cumprir suas promessas, e que tudo vai dar certo, e isto esta além da visão carnal.

O Profeta quis dizer que ainda que não exista esperança de dias melhores e a esperança do cumprimento das promessas de Deus, ainda assim ele louvaria ao Senhor.


A VIDE:

A videira ( vide ) é para Deus um símbolo de Alegria. Pois sendo a uva o fruto da videira, desta é feito o vinho, que naquela época era permitido ser a bebida das festas cristãs, alegrando então as festividades.

(No entanto este vinho é diferente dos que é visto nos dias de hoje, pois este vinho era um simples suco de uva, e deste suco até mesmo o nosso Senhor Jesus Cristo bebeu.)
Naquela época tinha o vinho fermentado e o sem fermento, e hoje não é diferente, pois da uva espremida ainda se fermenta algumas destas e outras não. A diferença é que antigamente, no tempo de Cristo e dos Profetas não existia o chamado suco de uva dos dias de hoje, mas antes este era chamado de vinho.

De todo, se não tinha vinho, logo não tinha festa.

Quando o Profeta falou da vide, ele falava naquele momento que mesmo que não existisse mais nele a felicidade e a alegria, ainda assim ele se alegraria em Deus.


OLIVEIRA:

A oliveira gera seu fruto, a azeitona, que se pressionada produz o azeite. ( Na Bíblia simbolicamente pode significar a Unção, que também significa Poder de Deus, capacitarão e autoridade. )

O Azeite: Quando os homens andavam na noite e precisavam de Luz, eles pegavam uma candeia (Lampião) e o levavam consigo para iluminar o caminho, no entanto, a candeia era abastecida com azeite, que fazia a chama ficar acesa, e se o azeite acabasse, logo não tinha luz e os homens se perdiam na noite.
É necessário que o povo de Deus faça a diferença, e que seja luz em meio as trevas. E todo o povo de Deus tem que ser luz. Deus dá a unção para quem Ele quer dar, ou seja, para quem o agrada dar.

O Profeta queria dizer que mesmo que faltasse poder e autoridade de Deus na vida dele, mesmo assim ele se alegraria em Deus!


OVELHAS ARREBATADAS:

O produto principal da ovelha é a lã, e com esta é produzida a roupa, que é atributo de conforto, aparência, honra, proteção contra os climas, e é claro: pudor !
Quando nos falta roupas começam a aparecer as humilhações, os desprezos e diferenças.
Mas a ovelha tem um outro significado, pois a ovelha para o pastor era como uma pequena amiga, como uma filhinha. A fim, a ovelha acabava se tornando a companhia de quem estava a cuidar delas no campo. Se as ovelhas fossem arrebatadas fariam mais falta do que se nunca tivessem estado com o pastor, e ele ficaria sozinho na malhada, o que me parece significar solidão !

Habacuque dizia naquele momento que mesmo que lhe faltassem as roupas bonitas, novas e necessárias, e mesmo que faltassem amigos, mesmo assim ele louvaria e se alegraria em Deus !


A FALTA DO MANTIMENTO:

Em cada situação de falta é caracterizada não apenas a analogia feita anteriormente, mas em cada situação pode-se perceber claramente e a principio que a principal falta mencionada não era a de alegria, esperança ou autoridade de Deus, roupas, calçados, mas é falado claramente sobre a falta do mantimento, que é a principal necessidade do homem e sem estes produtos podemos ver e concluir que não haverá renda, ou seja, faltará a comida (a principal necessidade para o homem comum) e também o dinheiro (o principal desejo do homem comum).

Sabemos que sem alimento não tem vida, e este é o limite do homem comum !

'e os campos não produzam mantimento;' Significa que o mantimento do presente esta em falta, pois no dia a dia se comia mais os produtos do campo.

'e nos currais não haja gado.' Significa que não existe o alimento de amanhã, o que causa uma preocupação e aflição pelo dia de amanhã.


E mesmo com tudo isto, o Profeta queria dizer para Deus em sua oração que se faltasse tudo aquilo, ainda assim ele LOUVARIA A DEUS.


SALVAÇÃO:

'exultarei no Deus da minha salvação.'

Ele simplesmente mostrou que sua confiança, esperança e dependência não esta nas coisas que seus olhos vem, mas sim no SENHOR, que ele diz ser o DEUS DA SUA SALVAÇÃO !

Em todo momento ele mostra que espera das mãos de Deus a providência para sua vida, e que em quanto espera, ele louvaria e exaltaria !


Assim como o salmista disse:

1 Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. 2 O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. ( Salmos 121.1-2 )

Porque os Servos de Deus necessitam ter conhecimento que para seguir a vontade de Deus é preciso carregar sua cruz, ou como na época de Habacuque que era chamado apenas de Julgo, e para isso é preciso louvar na adversidade, assim como Paulo e Silas, ou ser fiel como Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenego que não negaram ao nome do Senhor na dificuldade. E quando procurar a ajuda, não procure do homem, mas faça como o Salmista e Habacuque que simplesmente esperaram das mãos de Deus, e somente d'Ele.

2 comentários: